sábado, 27 de julho de 2013
"BIBLIOTECA EM MARÉ DE FESTA" no dia 31 de maio de 2013 - dia do pescador.
Celebrou-se
a "Semana do mar" com leitura de histórias e poemas relacionadas com o mar. Houve uma
exposição de desenhos feitos pelos alunos sobre
o mar e teve a colaboração das professores de EV: Ana Zinho, Ana Rita Alexandre e
Madalena Miranda.
Fez-se,
também na biblioteca, a exposição de
trabalhos de alunos executados nas aulas de Português, Inglês, Francês e
Espanhol com a colaboração dos professores Paula Ribeiro, Shabnam Gulamhussen
, João Faria, Helena Martins, Teresa Pires, Luísa Costa e Alexandre Matos.
A "Semana do mar" culminou com a festa do mar subordinada ao tema: “ Biblioteca em maré de festa” com a exibição de quase todas as atividades que foram apresentadas ao longo do ano.
A "Semana do mar" culminou com a festa do mar subordinada ao tema: “ Biblioteca em maré de festa” com a exibição de quase todas as atividades que foram apresentadas ao longo do ano.
As
turmas convidadas para assistirem à festa foram: 5º3ª, 5º5ª,
6º4ª, 7º1ª, 7º3ª, 7º4ª,
7º5ª, 8º4ª, 9º2ª,
UEAM.
Etiquetas:
Festa da semana do mar
MAR ARTE
SEMANA DO MAR NA BIBLIOTECA
Exposição, de alguns desenhos feitos por alunos
do 3º ciclo, tendo como tema
"o mar".
Colaboração das professores de EV: Ana Zinho,
Ana Rita Alexandre e
Madalena Miranda.
Etiquetas:
Festa da semana do mar
EM MARÉ DE LEITURA
Visualização e leitura da história
“ Os três avisos do mar” do livro “Lendas do Mar”
de José
Jorge Letria por seis alunos do 6º4ª :
Madalena
Miranda, Bruna Pereira, Eduardo Almeida,
Renato Sousa, Sofia Almeida, Carolina
Gaspar.
Com a colaboração
da professora Fátima Palminha.
Etiquetas:
Festa da semana do mar
NAVEGAR A RIMAR
Lugar
aos Pequenos Poetas
Os
alunos João Geraldes e Sandra Geraldes 5º5ª leram os poemas feitos
por eles
sobre o mar que teve a colaboração da professora Maria Caseiro.
Eu Amo o Mar
Como
eu amo o mar!
É um
belo sítio para estar
Um
ótimo lugar para admirar,
É bom
relaxar!
Mar, és
um ídolo para as crianças
Que
adoram nadar ou surfar,
Mas não
podemos confiar
Se
distraídos, podes-nos enrolar
Adoras
brincar!
Ai mar!
Ai mar!
Adoro
ouvir o rebentar das ondas
Como eu
gostaria de navegar
Nas
tuas imensas águas,
Ver os
peixes a nadar
Os
golfinhos a brincar!
Ai mar!
Ai mar!
Eu amo
o mar.
João Paulo Geraldes
Oh Mar
Oh mar,
oh mar, oh mar…
Em ti
eu gosto de entrar,
Para
mergulhar e nadar
E com
os peixes brincar.
Mas
também és egoísta,
Pois
enquanto estou
Na
areia a secar,
Mandas
o vento soprar
Para a
areia me sujar.
Gosto
de olhar o mar
E nas
ondas me inspirar,
Para as
minhas histórias,
Poderem
brilhar
E
encantar.
Basta
uma criança ir ao mar,
Para se
divertir e alegrar
E assim
que se molhar,
Não vai
querer de lá sair
Até o
dia terminar.
Eu
adoro surfar
E as
ondas furar
A
baloiçar e mergulhar
Assim
que a prancha virar.
No alto
mar,
Eu
gostava de navegar
Para
realizar,
O meu
sonho de viajar!
Sandra Geraldes
O aluno
Tiago Santos 7º1ª leu o poema sobre o mar feito por ele
que teve a colaboração da professora Paula Ribeiro.
Mar
Como um
espelho, refletes o céu
Que
parece que cai sobre ti.
Oiço as
ondas baterem no barco,
Ondas
essas que ainda não vi.
Raios
de sol caem sobre ti
Viajando
sem mim.
E eu
aqui a vê-los ir
Numa
viagem que em ti não tem fim.
Eu aqui
a vê-los a viajar
Que
inveja, que angústia e infelicidade.
Oxalá
poder viver em ti ó mar
E
viajar em liberdade.
Tiago Santos
Etiquetas:
Festa da semana do mar
MAR - ORIGEM DA VIDA
Fez-se
a visualização e leitura do trabalho “ Mar-origem da vida”
por cinco alunos do
5º3ª:
Carolina
Alcobia, Pilar Araújo, Manuel Pacheco,
Beatriz Nogueira, Beatriz Barradas.
Teve a
colaboração da professora Fernanda Silva.
Etiquetas:
Festa da semana do mar
MAR DAS DESCOBERTAS
Os Descobrimentos Portugueses
Houve a visualização e leitura do trabalho sobre o
“Caminho marítimo para a
Índia” e a “Descoberta do Brasil”
por
três alunos do 5º5ª: Miguel Martins, João Paulo Geraldes e Sandra Geraldes.
Etiquetas:
Festa da semana do mar
MAR E MAR HÁ LER E RIMAR
Leitura de poemas sobre o mar com os alunos da
1ª turma do 7º ano, com a colaboração da professora Paula Ribeiro:
1-“Cantiga
de amigo “ de Natália Correia
Por:
Beatriz Dionísio, Carolina Silva
Madalena Viegas, Mariana Macedo
2- “O
Mostrengo” de Fernando Pessoa
Por:
André Maior, Miguel Lopes, Vasco Rodrigues
3-
“Onda que, enrolada, tornas…” Fernando Pessoa
Por: Baltazar
Paisana, Pedro Monteiro
4- “Mar
Português” Fernando Pessoa
Por:
Diogo Rodrigues, João Aguiar
5- “No
fundo do mar” Sophia de Mello Breyner
Andresen
Por:
Afonso Cascão, Marco Almeida, André Silva
Alexandra Constantino, Guilherme Gonçalves
6- “Viagem”
Miguel Torga
Por:
Tomás Cordeiro, Beatriz Abreu
7-
“Mar” Miguel Torga
Por:
Gonçalo Oliveira, Jéssica Simão, Inês
Lopes
Maria
Eduarda Contins, Guilherme Gonçalves
Etiquetas:
Festa da semana do mar
MAR A DECLAMAR
Declamação da “Balada das
sereias” de Manuel Bandeira
com a participação de alguns alunos da 5ª turma do
7º ano:
Ana
Rita Costa, Beatriz Assunção, Catarina Cruz, Catarina Henriques, Clarisse
Marques, Denise Santos, Diogo Nunes, Inês Lopes, Laura Bento, Mariana Gouveia, Marta
Pires, Rafael Azevedo, Rita Correia do
7º 5ª com a colaboração da professora Paula Ribeiro.
BALADA DAS SEREIAS
O rei
atirou
Seu
anel ao mar
E disse
às sereias:
– Ide-o
lá buscar,
Que se
o não trouxerdes,
Virareis
espuma
Das
ondas do mar!
Foram
as sereias,
Não
tardou, voltaram
Com o
perdido anel.
Maldito
o capricho
De rei
tão cruel!
O rei
atirou
Grãos
de arroz ao mar
E disse
às sereias:
–
Ide-os lá buscar,
Que se
os não trouxerdes,
Virareis
espuma
Das
ondas do mar!
Foram
as sereias
Não
tardou, voltaram,
Não
faltava um grão.
Maldito
o capricho
Do mau
coração!
O rei
atirou
Sua
filha ao mar
E disse
às sereias:
– Ide-a
lá buscar,
Que se
a não trouxerdes,
Virareis
espuma
Das
ondas do mar!
Foram
as sereias...
Quem as
viu voltar?...
Não
voltaram nunca!
Viraram
espuma
Das
ondas do mar.
Manuel
Bandeira
Etiquetas:
Festa da semana do mar
MAR E MAR HÁ ESCREVER E RIMAR
Realizou-se
a leitura dos poemas que concorreram
ao concurso “Faça
lá um poema”
" A primavera da vida” de João Geraldes (5º5ª)
2º ciclo com a
colaboração da professora Maria Caseiro.
A
Primavera da Vida
Tem que
se aproveitar.
Para
ser bem conseguida,
Não nos
podemos apressar.
Para a
melhor aproveitar,
Temos
que ser pacientes!
Não
vamos apalermar,
Não
somos inconscientes.
A
juventude passa a correr,
Apresso-me
sim a estudar.
Para
mais tarde ter de comer
E uma
família poder formar.
A
verdade é para ser dita
É o que
eu estou a fazer.
Esta
fase da vida,
É
difícil de vencer.
Mas
também é linda!
E bons
amigos podemos fazer.
Até a
escola pode ser divertida
E
glórias nos pode conceder.
E “Solidão
pesada” de Tiago Santos (7º1ª) 3ª ciclo
com a colaboração da professora Paula Ribeiro.
Nas
distâncias mais distantes
Fiz de
mim a minha dor.
Como um
fruto deixado a apodrecer,
Farão
de mim uma lembrança de um luto sem cor.
Apenas
queria um golpe bem marcante
Neste
meu velho corpo apodrecido.
Pois
não há mais nada que valha a pena,
O meu
coração viver pesado e sofrido.
Pois
qualquer distância tem o seu caminho andado e destruído
Mas
nunca mais os meus olhos verão tanta solidão sem fim.
De ver
o meu funeral parado,
E
ninguém lá estar para derramar uma lágrima por mim.
Etiquetas:
Festa da semana do mar
NA ONDA DA MÚSICA
Atuação
da Banda do Poeta com os alunos:
Sofia
Velhinho_8º1ª_Piano
Guilherme
Franco_8º1ª_Violino
Sara
Pacheco_8º1ª_Violoncelo
Miriam
Fura_7º3ª_Voz
Beatriz
Duarte_7º3ª_Guitarra Elétrica e Voz
Mariana
Dias_7º5ª_Sax Alto
Sara Alegre_7º4ª_Guitarra Acústica e Voz
Diogo Rodrigues_7º1ª_Trompete
Leonor Veloso_6º3ª_Baixo Elétrico
Nuno Soares_8º3ª
Com a
colaboração do professor Rui Cabral.
Etiquetas:
Festa da semana do mar
NA ONDA DOS MEDIA
Visualização do trabalho que os
alunos Tiago Rosa e Afonso Silva do 9º2ª e André Silva do 9º1ª fizeram para
participar no concurso “7 dias, 7 dicas sobre os media” com a
colaboração da professora de ITIC Isabel Pereira.
Etiquetas:
Festa da semana do mar
NA ONDA DO INGLÊS
The sea
Your eyes betrayed me
Made my tears sink
In the sea
But which sea?
A sea of love
Or a sea of illusion
A sea of darkness
Or a sea of feelings
A sea walks
Or a sea flies
A sea laughs
Or a sea cries
Which sea does not appreciate tears?
The sea is friend of tears
Friend of love
Friend of feelings
Friend of the night.
Recitação dos poemas por alunos do 3º ciclo.
Com a colaboração da professora de Inglês
Shabnam Gulamhussen
Visualização
do filme animado “The old man and the sea”
de Ernest Hemingway e leitura das legendas, em inglês, por alunos dos 7ºs
anos.
NA ONDA DO FRANCÊS
Pour
toi
mon
amour
Je suis allé au marché aux
oiseaux
Et j’ai acheté des oiseaux
Pour toi
Mon amour
Je suis allé au marché aux fleurs
Et j’ai acheté des fleurs
Pour toi
Mon amour
Je suis allé au marché à la
ferraille
Et j’ai acheté des chaines
Pour toi
Et puis je suis allé au marché
aux esclaves
Mon amour
Et je t’ai cherché
Mais je ne t’ai pas trouvé
Mon
amour.
Jacques Prévert
TOI
Toi c’est
un mot
Toi c’est une voix
Toi c’est tes yeux et c’est ma joie
Toi c’est si beau
Toi c’est pour moi
Toi c’est bien là et je n’y crois
Toi c’est une voix
Toi c’est tes yeux et c’est ma joie
Toi c’est si beau
Toi c’est pour moi
Toi c’est bien là et je n’y crois
Toi c’est
soleil
Toi c’est printemps
Toi c’est merveille de chaque instant
Toi c’est printemps
Toi c’est merveille de chaque instant
Toi c’est
présent
Toi c’est bonheur
Toi c’est arc-en-ciel dans mon Coeur
Toi c’est distant…
Toi c’est changeant…
Toi c’est rêvant et esquivant…
Toi c’est bonheur
Toi c’est arc-en-ciel dans mon Coeur
Toi c’est distant…
Toi c’est changeant…
Toi c’est rêvant et esquivant…
Toi c’est
pensant…
Toi c’est chantant…
Toi c’est tristesse qui me prend…
Toi c’est fini.
Fini ? Pourquoi ?
Toi c’est le vide dans mes bras…
Toi c’est mon soleil qui s’en va…
Et moi, je reste, pleurant tout bas.
Toi c’est chantant…
Toi c’est tristesse qui me prend…
Toi c’est fini.
Fini ? Pourquoi ?
Toi c’est le vide dans mes bras…
Toi c’est mon soleil qui s’en va…
Et moi, je reste, pleurant tout bas.
Esther Granek
Declamação feita por alunos do 3º ciclo.
Colaboração da professora de Francês Helena Martins.
Etiquetas:
Semana do mar
Subscrever:
Mensagens (Atom)




