BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

sábado, 27 de julho de 2013

MAR E MAR HÁ LER E RIMAR


Leitura de poemas sobre o mar com os alunos da 1ª turma do 7º ano, com a colaboração da professora Paula Ribeiro:

1-“Cantiga de amigo “ de Natália Correia

Por: Beatriz Dionísio, Carolina  Silva

 Madalena Viegas, Mariana Macedo

2- “O Mostrengo” de Fernando Pessoa

Por: André Maior,  Miguel Lopes,  Vasco Rodrigues

3- “Onda que, enrolada, tornas…” Fernando Pessoa

Por: Baltazar Paisana,  Pedro Monteiro

4- “Mar Português”  Fernando Pessoa

Por: Diogo Rodrigues, João Aguiar

5- “No fundo do mar” Sophia de Mello  Breyner Andresen

Por: Afonso Cascão,  Marco Almeida,  André Silva

 Alexandra Constantino, Guilherme Gonçalves

6- “Viagem” Miguel Torga

Por: Tomás Cordeiro, Beatriz Abreu

7- “Mar”  Miguel Torga

Por: Gonçalo Oliveira,  Jéssica Simão, Inês Lopes

Maria Eduarda Contins, Guilherme Gonçalves

MAR A DECLAMAR





Declamação da “Balada das sereias” de Manuel Bandeira
com a participação de alguns alunos da 5ª turma do 7º ano:
Ana Rita Costa, Beatriz Assunção, Catarina Cruz, Catarina Henriques, Clarisse Marques, Denise Santos, Diogo Nunes, Inês Lopes, Laura Bento, Mariana Gouveia, Marta Pires, Rafael Azevedo, Rita Correia  do 7º 5ª com a colaboração da professora Paula Ribeiro.

 
BALADA DAS SEREIAS
 
O rei atirou

Seu anel ao mar

E disse às sereias:

– Ide-o lá buscar,

Que se o não trouxerdes,

Virareis espuma

Das ondas do mar!

Foram as sereias,

Não tardou, voltaram

Com o perdido anel.

Maldito o capricho

De rei tão cruel!

O rei atirou

Grãos de arroz ao mar

E disse às sereias:

– Ide-os lá buscar,

Que se os não trouxerdes,

Virareis espuma

Das ondas do mar!

Foram as sereias

Não tardou, voltaram,

Não faltava um grão.

Maldito o capricho

Do mau coração!

O rei atirou

Sua filha ao mar

E disse às sereias:

– Ide-a lá buscar,

Que se a não trouxerdes,

Virareis espuma

Das ondas do mar!

Foram as sereias...

Quem as viu voltar?...

Não voltaram nunca!

Viraram espuma

Das ondas do mar.

                Manuel Bandeira

MAR E MAR HÁ ESCREVER E RIMAR


Realizou-se a leitura dos poemas  que  concorreram
  ao  concurso  “Faça lá um poema”
" A primavera da vida” de João Geraldes (5º5ª)
 2º ciclo com a colaboração da professora Maria Caseiro.
 
A Primavera da Vida
Tem que se aproveitar.
Para ser bem conseguida,
Não nos podemos apressar.
 
Para a melhor aproveitar,
Temos que ser pacientes!
Não vamos apalermar,
Não somos inconscientes.
 
A juventude passa a correr,
Apresso-me sim a estudar.
Para mais tarde ter de comer
E uma família poder formar.
 
A verdade é para ser dita
É o que eu estou a fazer.
Esta fase da vida,
É difícil de vencer.
 
Mas também é linda!
E bons amigos podemos fazer.
Até a escola pode ser divertida
E glórias nos pode conceder.
 
E “Solidão pesada” de Tiago Santos (7º1ª) 3ª ciclo  com a colaboração da professora Paula Ribeiro.
 
Nas distâncias mais distantes
Fiz de mim a minha dor.
Como um fruto deixado a apodrecer,
Farão de mim uma lembrança de um luto sem cor.
 
Apenas queria um golpe bem marcante
Neste meu velho corpo apodrecido.
Pois não há mais nada que valha a pena,
O meu coração viver pesado e sofrido.
 
Pois qualquer distância tem o seu caminho andado e destruído
Mas nunca mais os meus olhos verão tanta solidão sem fim.
De ver o meu funeral parado,
E ninguém lá estar para derramar uma lágrima por mim.
 

NA ONDA DA MÚSICA


Atuação da Banda do Poeta com os alunos:

Sofia Velhinho_8º1ª_Piano

Guilherme Franco_8º1ª_Violino

Sara Pacheco_8º1ª_Violoncelo

Miriam Fura_7º3ª_Voz

Beatriz Duarte_7º3ª_Guitarra Elétrica e Voz

Mariana Dias_7º5ª_Sax Alto

 Sara Alegre_7º4ª_Guitarra Acústica e Voz

 Diogo Rodrigues_7º1ª_Trompete

 Leonor Veloso_6º3ª_Baixo Elétrico

 Nuno Soares_8º3ª

Com a colaboração do professor Rui Cabral.

NA ONDA DOS MEDIA


Visualização do trabalho que os alunos Tiago Rosa e Afonso Silva do 9º2ª e André Silva do 9º1ª fizeram para participar no concurso “7 dias, 7 dicas sobre os media” com a colaboração da professora de ITIC Isabel Pereira.

NA ONDA DO INGLÊS



 

The sea

Your eyes betrayed me

Made my tears sink

In the sea

But which sea?

 

A sea of love

Or a sea of illusion

A sea of darkness

Or a sea of feelings

 

A sea walks

Or a sea flies

A sea laughs

Or a sea cries

 

Which sea does not appreciate tears?

The sea is friend of tears

 

Friend of love

Friend of feelings

Friend of the night.
 
 
Recitação dos poemas por alunos do 3º ciclo.
Com a colaboração da professora de Inglês
Shabnam Gulamhussen
 
 
 
 
Visualização do filme animado “The old man and the sea”  de Ernest Hemingway e leitura das legendas, em inglês, por alunos dos 7ºs anos.

 




NA ONDA DO FRANCÊS


Pour toi mon amour
 
Je suis allé au marché aux oiseaux
Et j’ai acheté des oiseaux
Pour toi
Mon amour
Je suis allé au marché aux fleurs
Et j’ai acheté des fleurs
Pour toi
Mon amour
Je suis allé au marché à la ferraille
Et j’ai acheté des chaines
Pour toi
Et puis je suis allé au marché aux esclaves
Mon amour
Et je t’ai cherché
Mais je ne t’ai pas trouvé
Mon amour.
                            Jacques Prévert

TOI

                                          Toi c’est un mot                                                                   
Toi c’est une voix
Toi c’est tes yeux et c’est ma joie

Toi c’est si beau
Toi c’est pour moi
Toi c’est bien là et je n’y crois
Toi c’est soleil
Toi c’est printemps
Toi c’est merveille de chaque instant
Toi c’est présent
Toi c’est bonheur
Toi c’est arc-en-ciel dans mon Coeur

Toi c’est distant…
Toi c’est changeant…
Toi c’est rêvant et esquivant…
Toi c’est pensant…
Toi c’est chantant…
Toi c’est tristesse qui me prend…

Toi c’est fini.
Fini ? Pourquoi ?
Toi c’est le vide dans mes bras…
Toi c’est mon soleil qui s’en va…                
Et moi, je reste, pleurant tout bas. 
                                Esther Granek
 
Declamação feita por alunos do 3º ciclo.
Colaboração da professora de Francês Helena Martins.