BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

sábado, 27 de julho de 2013

MAR ARTE

 
SEMANA DO MAR NA BIBLIOTECA
 
Exposição, de  alguns desenhos feitos por alunos
do 3º ciclo, tendo como tema "o mar". 
Colaboração das professores de EV: Ana Zinho,
 Ana Rita Alexandre e Madalena Miranda.

EM MARÉ DE LEITURA

 

Visualização e leitura da história
 “ Os três avisos do mar” do livro “Lendas do Mar”
 de José Jorge Letria por seis alunos do 6º4ª :
Madalena Miranda, Bruna Pereira, Eduardo Almeida,
Renato Sousa, Sofia Almeida, Carolina Gaspar.
Com a colaboração da professora Fátima Palminha.

NAVEGAR A RIMAR


Lugar aos Pequenos Poetas

Os alunos João Geraldes e Sandra Geraldes 5º5ª leram os poemas feitos
 por eles sobre o mar que teve a colaboração da professora Maria Caseiro.

 

Eu Amo o Mar
 
 Como eu amo o mar!
É um belo sítio para estar
Um ótimo lugar para admirar,
É bom relaxar!
 
Mar, és um ídolo para as crianças
Que adoram nadar ou surfar,
Mas não podemos confiar
Se distraídos, podes-nos enrolar
Adoras brincar!
 
Ai mar! Ai mar!
 
Adoro ouvir o rebentar das ondas
Como eu gostaria de navegar
Nas tuas imensas águas,
Ver os peixes a nadar
Os golfinhos a brincar!
 
Ai mar! Ai mar!
 
Eu amo o mar.
  
                                                              João Paulo Geraldes    
 
  
Oh Mar
 
Oh mar, oh mar, oh mar…
Em ti eu gosto de entrar,
Para mergulhar e nadar
E com os peixes brincar.
 
Mas também és egoísta,
Pois enquanto estou
Na areia a secar,
Mandas o vento soprar
Para a areia me sujar.
 
Gosto de olhar o mar
E nas ondas me inspirar,
Para as minhas histórias,
Poderem brilhar
E encantar.
 
Basta uma criança ir ao mar,
Para se divertir e alegrar
E assim que se molhar,
Não vai querer de lá sair
Até o dia terminar.
 
Eu adoro surfar
E as ondas furar
A baloiçar e mergulhar
Assim que a prancha virar.
 
No alto mar,
Eu gostava de navegar
Para realizar,
O meu sonho de viajar!
 
                                             Sandra Geraldes   
 
O aluno Tiago Santos 7º1ª leu o poema sobre o mar feito por ele
que teve  a colaboração da professora Paula Ribeiro.
 
Mar
 
Como um espelho, refletes o céu
Que parece que cai sobre ti.
Oiço as ondas baterem no barco,
Ondas essas que ainda não vi.
 
Raios de sol caem sobre ti
Viajando sem mim.
E eu aqui a vê-los ir
Numa viagem que em ti não tem fim.
 
Eu aqui a vê-los a viajar
Que inveja, que angústia e infelicidade.
Oxalá poder viver em ti ó mar
E viajar em liberdade.
 
                                            Tiago Santos
 
 

MAR - ORIGEM DA VIDA


Fez-se a visualização e leitura do trabalho “ Mar-origem da vida”
 por cinco alunos do 5º3ª:
Carolina Alcobia, Pilar Araújo, Manuel Pacheco,
 Beatriz Nogueira, Beatriz Barradas.
Teve a colaboração da professora Fernanda Silva.

MAR DAS DESCOBERTAS




Os Descobrimentos Portugueses
 
Houve a visualização e leitura do  trabalho sobre o
 “Caminho marítimo para a Índia”  e  a “Descoberta do Brasil”  
por três alunos do 5º5ª: Miguel Martins, João Paulo Geraldes e Sandra Geraldes.

MAR E MAR HÁ LER E RIMAR


Leitura de poemas sobre o mar com os alunos da 1ª turma do 7º ano, com a colaboração da professora Paula Ribeiro:

1-“Cantiga de amigo “ de Natália Correia

Por: Beatriz Dionísio, Carolina  Silva

 Madalena Viegas, Mariana Macedo

2- “O Mostrengo” de Fernando Pessoa

Por: André Maior,  Miguel Lopes,  Vasco Rodrigues

3- “Onda que, enrolada, tornas…” Fernando Pessoa

Por: Baltazar Paisana,  Pedro Monteiro

4- “Mar Português”  Fernando Pessoa

Por: Diogo Rodrigues, João Aguiar

5- “No fundo do mar” Sophia de Mello  Breyner Andresen

Por: Afonso Cascão,  Marco Almeida,  André Silva

 Alexandra Constantino, Guilherme Gonçalves

6- “Viagem” Miguel Torga

Por: Tomás Cordeiro, Beatriz Abreu

7- “Mar”  Miguel Torga

Por: Gonçalo Oliveira,  Jéssica Simão, Inês Lopes

Maria Eduarda Contins, Guilherme Gonçalves

MAR A DECLAMAR





Declamação da “Balada das sereias” de Manuel Bandeira
com a participação de alguns alunos da 5ª turma do 7º ano:
Ana Rita Costa, Beatriz Assunção, Catarina Cruz, Catarina Henriques, Clarisse Marques, Denise Santos, Diogo Nunes, Inês Lopes, Laura Bento, Mariana Gouveia, Marta Pires, Rafael Azevedo, Rita Correia  do 7º 5ª com a colaboração da professora Paula Ribeiro.

 
BALADA DAS SEREIAS
 
O rei atirou

Seu anel ao mar

E disse às sereias:

– Ide-o lá buscar,

Que se o não trouxerdes,

Virareis espuma

Das ondas do mar!

Foram as sereias,

Não tardou, voltaram

Com o perdido anel.

Maldito o capricho

De rei tão cruel!

O rei atirou

Grãos de arroz ao mar

E disse às sereias:

– Ide-os lá buscar,

Que se os não trouxerdes,

Virareis espuma

Das ondas do mar!

Foram as sereias

Não tardou, voltaram,

Não faltava um grão.

Maldito o capricho

Do mau coração!

O rei atirou

Sua filha ao mar

E disse às sereias:

– Ide-a lá buscar,

Que se a não trouxerdes,

Virareis espuma

Das ondas do mar!

Foram as sereias...

Quem as viu voltar?...

Não voltaram nunca!

Viraram espuma

Das ondas do mar.

                Manuel Bandeira