BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

sábado, 27 de julho de 2013

mh

"BIBLIOTECA EM MARÉ DE FESTA" no dia 31 de maio de 2013 - dia do pescador.


Celebrou-se a "Semana do mar" com leitura de histórias e poemas  relacionadas com o mar. Houve uma exposição  de  desenhos feitos pelos alunos sobre o mar e teve a colaboração das professores de EV: Ana Zinho, Ana Rita Alexandre e Madalena Miranda.

Fez-se, também na biblioteca,  a exposição de trabalhos de alunos executados nas aulas de Português, Inglês, Francês e Espanhol com a colaboração dos professores Paula Ribeiro, Shabnam Gulamhussen , João Faria, Helena Martins, Teresa Pires, Luísa Costa e Alexandre Matos.

A "Semana do mar" culminou com a festa do mar subordinada ao tema: “ Biblioteca em maré de festa” com a exibição de quase todas as atividades que foram apresentadas ao longo do ano.

As turmas convidadas para assistirem à festa foram: 5º3ª,  5º5ª,  6º4ª,  7º1ª,  7º3ª, 7º4ª,  7º5ª,  8º4ª,  9º2ª,  UEAM.

MAR ARTE

 
SEMANA DO MAR NA BIBLIOTECA
 
Exposição, de  alguns desenhos feitos por alunos
do 3º ciclo, tendo como tema "o mar". 
Colaboração das professores de EV: Ana Zinho,
 Ana Rita Alexandre e Madalena Miranda.

EM MARÉ DE LEITURA

 

Visualização e leitura da história
 “ Os três avisos do mar” do livro “Lendas do Mar”
 de José Jorge Letria por seis alunos do 6º4ª :
Madalena Miranda, Bruna Pereira, Eduardo Almeida,
Renato Sousa, Sofia Almeida, Carolina Gaspar.
Com a colaboração da professora Fátima Palminha.

NAVEGAR A RIMAR


Lugar aos Pequenos Poetas

Os alunos João Geraldes e Sandra Geraldes 5º5ª leram os poemas feitos
 por eles sobre o mar que teve a colaboração da professora Maria Caseiro.

 

Eu Amo o Mar
 
 Como eu amo o mar!
É um belo sítio para estar
Um ótimo lugar para admirar,
É bom relaxar!
 
Mar, és um ídolo para as crianças
Que adoram nadar ou surfar,
Mas não podemos confiar
Se distraídos, podes-nos enrolar
Adoras brincar!
 
Ai mar! Ai mar!
 
Adoro ouvir o rebentar das ondas
Como eu gostaria de navegar
Nas tuas imensas águas,
Ver os peixes a nadar
Os golfinhos a brincar!
 
Ai mar! Ai mar!
 
Eu amo o mar.
  
                                                              João Paulo Geraldes    
 
  
Oh Mar
 
Oh mar, oh mar, oh mar…
Em ti eu gosto de entrar,
Para mergulhar e nadar
E com os peixes brincar.
 
Mas também és egoísta,
Pois enquanto estou
Na areia a secar,
Mandas o vento soprar
Para a areia me sujar.
 
Gosto de olhar o mar
E nas ondas me inspirar,
Para as minhas histórias,
Poderem brilhar
E encantar.
 
Basta uma criança ir ao mar,
Para se divertir e alegrar
E assim que se molhar,
Não vai querer de lá sair
Até o dia terminar.
 
Eu adoro surfar
E as ondas furar
A baloiçar e mergulhar
Assim que a prancha virar.
 
No alto mar,
Eu gostava de navegar
Para realizar,
O meu sonho de viajar!
 
                                             Sandra Geraldes   
 
O aluno Tiago Santos 7º1ª leu o poema sobre o mar feito por ele
que teve  a colaboração da professora Paula Ribeiro.
 
Mar
 
Como um espelho, refletes o céu
Que parece que cai sobre ti.
Oiço as ondas baterem no barco,
Ondas essas que ainda não vi.
 
Raios de sol caem sobre ti
Viajando sem mim.
E eu aqui a vê-los ir
Numa viagem que em ti não tem fim.
 
Eu aqui a vê-los a viajar
Que inveja, que angústia e infelicidade.
Oxalá poder viver em ti ó mar
E viajar em liberdade.
 
                                            Tiago Santos
 
 

MAR - ORIGEM DA VIDA


Fez-se a visualização e leitura do trabalho “ Mar-origem da vida”
 por cinco alunos do 5º3ª:
Carolina Alcobia, Pilar Araújo, Manuel Pacheco,
 Beatriz Nogueira, Beatriz Barradas.
Teve a colaboração da professora Fernanda Silva.

MAR DAS DESCOBERTAS




Os Descobrimentos Portugueses
 
Houve a visualização e leitura do  trabalho sobre o
 “Caminho marítimo para a Índia”  e  a “Descoberta do Brasil”  
por três alunos do 5º5ª: Miguel Martins, João Paulo Geraldes e Sandra Geraldes.