BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Continuação da comemoração do DIA MUNDIAL DO LIVRO






Neste dia, os alunos da Professora de Português Maria Caseiro, do 5º A (em sala de aula das 10:20 às 11:10) e do 5ºB (na Biblioteca, das 12:10 às 13:00) para celebrar o Dia Mundial do Livro  ouviram e leram o livro "O Ciclo do livro",  de Cristina Quental e Mariana Magalhães. Mas antes, visionaram dois vídeos, um a informar o motivo da escolha do dia 23 de abril para celebrar o "Dia Mundial do Livro" e outro a explicar a evolução do Livro desde a Pré-História até aos nossos dias.

No final da atividade, os discentes receberam um marcador de livros.

Todos os alunos se mostraram atentos e leram com bastante interesse.


quinta-feira, 29 de abril de 2021

DIA MUNDIAL DA DANÇA - 29 de abril

 Hoje celebra-se o 

DIA MUNDIAL DA DANÇA


A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, que escolheu o dia 29 de abril como o Dia Internacional da Dança.

A comemoração tem por base o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre, que nasceu no dia 29 de abril de 1727, em Paris (França),  e que foi um dos grandes nomes mundiais da dança.

Palavras de Jean- George Noverre:

“Nem todo o mundo tem gosto; só a natureza o provê. Pela educação pode-se apenas refiná-lo e aperfeiçoá-lo. Qualquer regra que se queira estabelecer é inútil, pois ele nasce connosco, manifesta-se por si próprio, e sem ele não passamos de bailarinos medíocres.”


Em 2019, na Biblioteca.

terça-feira, 27 de abril de 2021

47º Aniversário do 25 de abril







Quadro pintado pela pintora VIEIRA DA SILVA, intitulado "LIBERDADE",  para celebrar o 10º Aniversário do 25 de abril.







TÍTULO: "A Fábula dos Feijões Cinzentos. 25 de abril, como quem conta um conto"
AUTOR: José Vaz 
EDITORA: Campo das Letras
SINOPSE:

Uma história contada em jeito de fábula, em que os personagens são feijões de diversas variedades, de acordo com as características humanas de figuras tipo do tempo do Estado Novo. Uma metáfora sobre a ditadura vivida pelos portugueses durante 48 anos e da liberdade trazida pela revolução dos cravos do 25 de abril de 1974.

Três feijões, o Carrapato, o Fidalgo e o Frade, tomaram conta do reino do “Jardim - à- Beira-Mar- Plantado”, roubando o Sol, a Água e o Ar aos outros feijões que por falta disso, se tornaram cinzentos.

Os protestos de muitos feijões, como o Vermelho, o Canário, o Preto ou o Rajado, conseguiram dar um empurrão aos opressores (as raízes estavam já podres) e repartir o que, outrora, lhes tinha sido tirado. A partir desse dia da Liberdade, os feijões passaram a ter as suas cores antigas pois tinha chegado a primavera ao reino do “Jardim - à- Beira-Mar- Plantado”.


Sessão de leitura em sala de aula com a turma C do 6º ano, com a respetiva Professora de Português, Vanessa Costa.

Os discentes ouviram e leram a história “A Fábula dos Feijões Cinzentos, 25 de Abril como quem conta um conto” de José Vaz em PPT.

Visionaram um vídeo sobre o “Antes e Depois do 25 de abril de 1974”.



No final, todos os alunos receberam um marcador de livros sobre o 25 de abril.


É de salientar o grande interesse que os discentes demonstraram sobre este capítulo da História de Portugal.
Estão todos de parabéns!


"O grande símbolo do 25 de abril, é o cravo. E que melhor símbolo para uma revolução pacífica do que esta linda flor que, ainda por cima, é vermelha e verde, as cores da bandeira nacional? O que talvez nem toda a gente saiba é a origem dos cravos colocados no cano das armas dos soldados que fizeram o 25 de abril.

A história é bonita e simples:

Uma senhora trabalhava numa empresa que ia comemorar um ano de atividade no dia 25 de abril. Tinham-na mandado comprar muitos cravos para a festa de aniversário. Nesse mesmo dia, pela manhã, quando a senhora chegou à empresa, já a revolução estava na rua e os patrões disseram-lhe para levar os cravos, pois, se ficassem ali, murchavam.

A senhora trouxe consigo um grande molho de cravos e, quando encontrou os chaimites a subir para o Carmo, perguntou a um soldado:

- Vocês estão aqui a fazer o quê?

Eles explicaram que iam prender o Marcelo Caetano.

E um soldado perguntou:

- A senhora, não tem um cigarrinho?

- Não tenho cigarros, mas tenho cravos - disse a senhora.

E foi dando os cravos aos soldados, que os puseram nos canos das armas. Depois, disso, muitos cravos apareceram.

Muita gente foi buscar cravos e os soldados ficavam todos felizes por trazerem o sinal de alegria na lapela. E no cano das armas. "

                     José Fanha, "Era uma vez o 25 de abril"



segunda-feira, 26 de abril de 2021

DIA DA MÃE - 2 DE MAIO (1º domingo de maio)





Os alunos são solicitados a pintar postais e a escrever um pequeno texto ou um poema dedicado à Mãe ou a alguém que considera como tal.




ADIVINHA DA SEMANA

Escreve  cinco  palavras  que  rimam com  ABRIL.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

DIA MUNDIAL DO LIVRO - 23 de abril


“10 minutos a ler nas Escolas”

No dia 23 de abril, dia Mundial do livro, a Biblioteca Escolar em articulação com a Direção, solicitou que todo o Agrupamento (do 1º ao 9º ano) aderisse à iniciativa “10 minutos a ler nas Escolas” de maneira a promover a leitura como objeto de conhecimento, de lazer e de liberdade.

Orientações para esta atividade:

- Solicitou-se aos Diretores de Turma/Professores Titulares que sensibilizassem  os alunos a trazerem um livro de casa, nesse dia;

- Caso os alunos não tivessem livros poderiam requisitar um, na Biblioteca, até 5ª feira ou utilizar o manual escolar de Português;

- Às 10:30  iniciaram a  leitura silenciosa no seu livro ou manual escolar de Português por um período de 10 minutos culminando às 10:40.

------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------

Para além da atividade supra, os alunos, vieram, à Biblioteca para ouvir e ler o livro " O Ciclo do livro"  de Cristina Quental e Mariana Magalhães. Mas antes, visionaram dois vídeos, um a informar o motivo da escolha do dia 23 de abril para celebrar o "Dia Mundial do Livro" e outro a explicar a evolução do Livro desde a Pré-História até aos nossos dias.



A professora Tita depois de ter lido uma história aos seus alunos, um deles, o Rodrigo pergunta como se chama a pessoa que faz um livro. Depois de muitas explicações dadas pela professora, os alunos ficam curiosos e querem descobrir mais sobre a maneira de fazer livros. Então, resolvem fazer uma visita de estudo a uma Editora, a um gabinete de ilustração, a uma gráfica e, finalmente, a um armazém.

Acompanha esta turma para ficares a saber que, antes de mais, o livro começa por ser uma ideia de um autor ou equipa de autores. Para que essa ideia ganhe a forma de livro, é necessário o trabalho de várias pessoas: Editor, Coordenadores, Designers, Ilustradores, Paginadores, Revisores, Marketing, Comerciais, Comunicação… O processo começa quando o autor apresenta o original ao Editor e ambos o analisam.

Para leres o livro clica no link:

                                      CICLO DO LIVRO

No final da atividade, os discentes receberam um marcador de livros,


                                 frente            e            verso

um pensamento indiano sobre o livro


e um pequeno Questionário para preencherem.


DIA MUNDIAL DA TERRA - 22 de abril

 

DIA DA TERRA

Dia da Terra foi criado pelo norte-americano Gaylord Nelson.

No dia 22 de abrl de 1970, o político convocou uma manifestação para alertar contra a poluição. De acordo com números divulgados na imprensa da época, mais de 20 milhões de pessoas participaram nos Estados Unidos da América na iniciativa.

A partir deste acontecimento popular, decidiu-se que o Dia da Terra seria sempre assinalado a 22 de abril.

O Dia da Terra pretende alertar a população de todo o mundo para a proteção e uma utilização moderada dos recursos naturais.

O objetivo principal é alertar todos os habitantes do planeta Terra para a importância e a necessidade da conservação dos recursos naturais do mundo.


ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS PROTEGER

 O PLANETA TERRA

Geralmente agimos como se o problema não fosse nosso. Contudo, é preciso ter a consciência de que são as nossas atitudes simples que podem salvar o planeta! Essas atitudes têm efeito a longo prazo, mas precisamos começar imediatamente, antes que seja tarde!

Se quiseres, podes dar alguns exemplos, da forma como podemos proteger o nosso planeta e envia para o email  

pessoabiblioteca@gmail.com   

que depois serão publicados aqui no blog.

Vê, com atenção, os dois vídeos que falam sobre a gravidade da  existência de plástico nos oceanos.



Movimento de Rotação e de Translação da Terra


terça-feira, 20 de abril de 2021

Semana do LIVRO 19 a 24 de abril

 No próximo dia 23 de abril celebra-se o "DIA MUNDIAL DO LIVRO".

Deu-se a conhecer, aos alunos, esta efeméride através da exposição de vários cartazes (contendo poemas e frases sobre o livro para lerem), colocados, em painéis.