BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

quinta-feira, 21 de maio de 2020

DIA DA ESPIGA

O Dia da Espiga, coincidente com a Quinta-feira de Ascensão, é uma data móvel que segue o calendário litúrgico cristão e que este ano é celebrada a 21 de maio de 2020.
Quinta-feira  de Ascensão, para os cristãos,  assinala, como o nome  indica, a Ascensão de Jesus Cristo ao Céu, ao fim de 40 dias após a Páscoa.

Tempos  houve em que,  de  norte  a sul do país,  esta foi  uma  data faustosa,  das   mais  festivas   do  ano,  repleta   de   cerimónias  sagradas, que  em muitas  zonas implicava mesmo a paragem laboral. A antiga expressão  “no Dia da Ascensão  nem os passarinhos bolem nos ninhos”  deriva dessa tradição.

O Dia da Espiga é então o dia em que as pessoas vão ao campo apanhar a espiga,    não  é  apenas   um  viçoso ramo  de várias plantas - cuja composição, número e significado  de cada uma, varia  de região para região, guardado  durante  um  ano,  mas é  também  um poderoso  e multifacetado amuleto, que  é pendurado, por norma, na parede da cozinha ou da sala, para trazer a  abundância,  a alegria, a  saúde  e a sorte.



Já alguma vez apanhaste ou compraste um ramo de espiga?

Em algumas terras portuguesas como Alenquer, Arraiolos, Azambuja, Beja, Estremoz, Loulé, Mafra, Marinha Grande, Santa Comba Dão, Vila Franca de Xira, Quinta-feira de Ascensão é feriado Municipal.

Em alguns países como a Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Suécia e a Suíça, Quinta-feira de Ascensão é feriado Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário