BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

sexta-feira, 8 de maio de 2020

DIA DA EUROPA - 9 de maio



Porquê dia 9 de maio?

Dia 9 de maio de 1950, pelas 16 horas, Robert Schuman, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou, no "Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay", em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.

Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".


BREVE APRESENTAÇÃO DOS PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA, clica no link:
https://europa.eu/european-union/about-eu/countries/member-countries_pt
 
LENDA  DA  EUROPA
Europa era uma linda princesa fenícia que vivia com os pais num magnífico palácio e gostava de dar longos passeios com as amigas nos prados e nos bosques. Certo dia quando apanhava flores junto da foz de um rio foi vista pelo pai dos deuses que se chamava Zeus que ficou fascinado com tanta formosura e decidiu raptá-la. Para agir mais à vontade quis disfarçar-se e tomou a forma de um touro. Um belo touro castanho com um círculo prateado a enfeitar a testa. Desceu então ao prado e deitou-se aos pés da Europa. Ela ficou encantada por ver ali um animal tão manso, de pelo sedoso e olhar meigo. Primeiro afagou-o, depois sentou-se-lhe no dorso e... o touro disparou de imediato a voar por cima do oceano em busca de uma ilha sossegada para viver o seu romance de amor. Assim deixaram a Ásia e passaram ao continente vizinho que naquela altura ainda não tinha nome. Veio a ser Europa, 
por causa da princesa.
                   in   A Europa dá as Mãos, Ana Maria Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário