BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

BEM-VINDO À BIBLIOTECA ESCOLAR

quinta-feira, 30 de julho de 2020

DIA MUNDIAL DA AMIZADE - 30 de julho

Dia Mundial  da Amizade é celebrado anualmente a 30 de julho, em vários países do mundo.

O Dia da Amizade tem como objetivo: promover a cultura da paz entre todos os povos, comemorando  a diversidade cultural e o respeito mútuo.

Nesta data, os amigos costumam trocar mensagens de carinho, afeto e agradecer toda a amizade, solidariedade e dedicação.

Origem do Dia Internacional da Amizade

O Dia Internacional da Amizade foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 27 de abril de 2011, reconhecendo que a amizade é importante na propagação da cultura e da paz.

A ideia para a criação desta data foi do médico paraguaio Ramón Artemio Bracho, que fundou a Cruzada Mundial da Amizade, um programa que promovia a boa convivência entre os diversos povos.

---------------------------------------------

POEMAS SOBRE A AMIZADE

Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

                         Vinícios de Moraes


"Amigo" de Alexandre O´Neal


Sem comentários:

Enviar um comentário